Na tarde desta sexta-feira (20), São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, foi palco de um forte temporal acompanhado de ventos intensos e muitos raios. O fenômeno causou diversos estragos por onde passou, deixando marcas de destruição pela cidade. O centro e alguns bairros ficaram sem energia elétrica, enquanto moradores e comerciantes enfrentavam os danos.
No bairro Jardim Cruzeiro, um comércio teve seu telhado completamente arrancado pelos ventos, e uma árvore tombou sobre a BR-376, bloqueando a rodovia. Um carro por pouco não foi atingido pelos destroços.Infelizmente, o incidente mais grave ocorreu no bairro Colônia Rio Grande. Anderson, um empresário de aproximadamente 40 anos, morreu ao ser esmagado por um pinheiro que caiu durante o temporal. O acidente aconteceu na Rua Tobias Baptista da Cruz. Segundo testemunhas, no momento do acidente, não havia chuva intensa, mas os ventos eram fortes. Relatos indicam que moradores ouviram o estrondo de um raio antes da queda da árvore, levantando a suspeita de que o pinheiro possa ter sido atingido pela descarga elétrica. Dois veículos foram atingidos, e o homem estava carregando seu carro com produtos quando foi surpreendido pela tragédia.
As autoridades locais estão em alerta para possíveis novos temporais e reforçam a importância de cuidados durante eventos climáticos extremos. O cenário de destruição, com árvores caídas e falta de energia em diversas regiões, gerou uma mobilização das equipes de resgate e manutenção para reparar os estragos.
NOTA À IMPRENSA
O último boletim da Defesa Civil de São José dos Pinhais, referente ao temporal que atingiu o município na sexta-feira (20), informa que foram 25 destelhamentos,18 remoções de famílias para casa de parentes, 10 quedas de árvores e uma vítima fatal (conforme informado na nota anterior). As forças de segurança envolvidas distribuíram lonas aos afetados e, neste sábado (21), estão sendo entregues telhas para reparos das residências danificadas.