noticias Seja bem vindo ao nosso site Folha de São José dos Pinhais!

Brasil

Quer doar sangue durante o Carnaval? Hemepar tem programação especial

Publicada em 20/02/23 às 15:26h - 81 visualizações

Divulgação


Compartilhe
Compartilhar a noticia Quer doar sangue durante o Carnaval? Hemepar tem programação especial  Compartilhar a noticia Quer doar sangue durante o Carnaval? Hemepar tem programação especial  Compartilhar a noticia Quer doar sangue durante o Carnaval? Hemepar tem programação especial

Link da Notícia:

Quer doar sangue durante o Carnaval? Hemepar tem programação especial
 (Foto: Divulgação)

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar) estará recebendo doações em todo o Estado durante a semana de Carnaval. Com funcionamento em horários distintos por conta das festividades, a rede reforçou a urgência para a doação de sangue, em especial do tipo O- e A-, que historicamente costumam ter maior demanda.

“Para além das comemorações, esta semana é uma ótima oportunidade para demonstrar compaixão com o próximo, especialmente quando este ato pode salvar até quatro vidas. O sangue é um elemento muito especial, considerando que não possui substituto. E por isso é sempre importante reforçar que toda doação é muito bem vinda”, comentou o secretário de Estado da Saúde, César Neves.

Para a diretora do Centro, Liana Andrade Labres de Souza, períodos de longas festividades tendem a aumentar a necessidade do uso de sangue armazenado e podem criar uma situação de desabastecimento caso a demanda não seja compatível com o número de doações.

“Este é um período em que notamos um fluxo de viagens e realizações turísticas acima da média, o que nos alerta para a possibilidade de maior demanda dos bancos de sangue. E essa é uma operação que somente pode ser efetiva quando munimos a população da consciência pela doação”, reforçou.

Os homens podem doar sangue a cada dois meses, em quatro vezes ao ano. Já as mulheres, a cada três meses, numa máxima de três doações ao ano. Depois de coletado, o sangue é fracionado e acontece o processo de separação dos hemocomponentes (plasma, hemácias, plaquetas e crio), após isso, a bolsa fica estocada até o resultado dos exames para a liberação. Por isso, também é importante ressaltar a validade da doação com antecedência, uma vez que, após a coleta, o sangue pode levar até 48 horas para ser liberado.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 41 9.9922-9598

Visitas: 1038159
Usuários Online: 874
Copyright (c) 2024 - Folha de São José dos Pinhais
Converse conosco pelo Whatsapp!