noticias Seja bem vindo ao nosso site Folha de São José dos Pinhais!

Brasil

Reabertura do Parque de Campinhos garante mais uma opção de lazer em Tunas do Paraná, diz Maria Victoria

Publicada em 07/03/23 às 20:57h - 80 visualizações

Divulgação


Compartilhe
Compartilhar a noticia Reabertura do Parque de Campinhos garante mais uma opção de lazer em Tunas do Paraná, diz Maria Victoria  Compartilhar a noticia Reabertura do Parque de Campinhos garante mais uma opção de lazer em Tunas do Paraná, diz Maria Victoria  Compartilhar a noticia Reabertura do Parque de Campinhos garante mais uma opção de lazer em Tunas do Paraná, diz Maria Victoria

Link da Notícia:

Reabertura do Parque de Campinhos garante mais uma opção de lazer em Tunas do Paraná, diz Maria Victoria
 (Foto: Divulgação)
A deputada Maria Victoria destacou, nesta segunda-feira (6), a reabertura do Parque Estadual de Campinhos, em Tunas do Paraná, Região Metropolitana de Curitiba (RMC). O local permaneceu, durante 20 anos, com visitas restritas a grupos pequenos e às escolas. A unidade foi reaberta ao público em uma cerimônia oficial no sábado (4). 

“Parabenizo a todos que batalharam por esse dia, em especial, ao meu amigo, o prefeito Marcos Baldão, e ao Governo Ratinho Jr. Fico muito contente com a reabertura do espaço para as famílias de Tunas do Paraná e da região. É um parque lindo, com características únicas no Estado”, afirma Maria Victoria. 

Segundo a prefeitura de Tunas do Paraná, o objetivo é disponibilizar o espaço para lazer de toda a comunidade tunense e demais municípios aos finais de semana.
“Em parceria com o Governo do Estado estamos reabrindo o Parque que vai criar um novo espaço de lazer e reunião para as famílias da cidade”, disse o prefeito Marcos Baldão. 

POLIZINA PARANÁ - Na cerimônia também foi instalado o Poliniza Paraná no Parque, o programa do Governo do Estado tem o objetivo de reintroduzir abelhas (algumas espécies estão em processo de extinção) em unidades de conservação, parques urbanos, praças e jardins, contribuindo para a manutenção das espécies nativas do Paraná. São abelhas sem ferrões. 

O Parque Estadual de Campinhos foi a primeira Unidade de Conservação (UC) a receber a segunda fase do programa, referência nacional em sustentabilidade.

Ainda durante o evento, o Instituto Água e Terra (IAT), órgão vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (Sedest), formalizou com a prefeitura o Termo de Cooperação para gestão compartilhada do local. 

  “É mais uma alternativa de turismo de natureza que passamos a ofertar para a população. Buscamos no IAT que as Unidades de Conservação sejam também alternativas econômicas e de geração de renda. Além disso, com a instalação das colmeias, permitimos que as abelhas façam o serviço ambiental de polinizar nossas florestas”, afirmou o diretor-presidente do IAT, Everton Souza.

“Com essa iniciativa o Governo mostra que está olhando para o Vale do Ribeira. Vai abrir as portas do turismo em nossa cidade”, afirmou o prefeito de Tunas do Paraná, Marco Antônio Baldão.

Estudos apontam que as abelhas são responsáveis por aproximadamente 90% da polinização das espécies nativas do bioma da Mata Atlântica e 70% do total das plantas cultivadas e utilizadas na alimentação humana.

GRUTA – O Parque Estadual de Campinhos foi criado em 1960 e ocupa uma área de 336,98 hectares. Uma das principais atrações é a Gruta dos Jesuítas, a quinta maior do Estado e que possui citações bibliográficas que datam do século XIX, além de amplos salões, ricamente ornamentados por espeleotemas tais como estalagmites, estalactites, colunas, cortinas, travertinos, entre outros.



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 41 9.9922-9598

Visitas: 1038541
Usuários Online: 1063
Copyright (c) 2024 - Folha de São José dos Pinhais
Converse conosco pelo Whatsapp!