O Parque Universitário de Ciência, Cultura e Inovação da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) completou um ano de existência nesta sexta-feira (30), consolidando-se como um dos principais espaços de esporte, cultura e lazer de Jacarezinho e região. Pelo menos 10 mil pessoas visitaram o local nesse período.
De acordo com o reitor da UENP, Fábio Antonio Néia Martini, o parque trouxe à universidade uma mudança na realidade das ações de cultura. “Este equipamento cultural trouxe à população carente atividades e oficinas. A UENP caminha sempre com a perspectiva de figurar como uma instituição promotora de cultura, que tem esse compromisso da guarda da memória cultural do Norte. Além disso, o parque é um espaço onde desenvolveremos toda a inovação da nossa região com a Ageuni”, destaca.
Atualmente, o parque conta com o Museu de Arte e Cultura Popular, o Galpão Cultural Romano Nunes “Cabelo” e o Centro de Documentação Histórica, que são instrumentos importantes para a valorização da arte e cultura da região Norte. O espaço possui também pista de MTB XCO, pista de corrida Cross Country, o Bosque UENP Sustentável e dois projetos em execução: o Inventário Cultural do Norte do Paraná e o Serviço de Atendimento ao Artista e Trabalhador da Cultura.
No Parque Universitário de Ciência, crianças e adolescentes têm oportunidade de participar das atividades culturais no Galpão Cultural, como as oficinas permanentes da Prefeitura de Jacarezinho de pintura, capoeira, teatro, balé, karatê, yoga e percussão carnavalesca, e as aulas ofertadas pelo projeto Musicou: canto coral, violão, percussão e iniciação musical.
“O Parque Universitário, de maneira geral, é o primeiro equipamento cultural que a universidade tem e que acolhe outros equipamentos, importante para consolidar as nossas ações”, acentua James Rios, diretor de Cultura da UENP.
O Museu recebeu mais de mil visitantes neste primeiro ano, dentre alunos da rede pública e também estudantes do curso de História da UENP. Atualmente, o Galpão Cultural tem 226 inscritos nas 12 oficinas (yoga, capoeira, violão, pintura e desenho, balé, teatro, percussão carnavalesca, canto, coral e percussão) promovidas pelo Parque Universitário em parceria com empresas privadas e a Prefeitura de Jacarezinho.
O Centro de Documentação possui seis acervos: Arquivo IBGE; Coleção Celso Antônio Rossi; Acervo Fazenda das Antas; Acervo Antônio José da Costa Lima; Coleção de Mapas Históricos e Periódicos de Jacarezinho.