ntegrantes da Defesa Civil do Paraná embarcaram nesta segunda-feira (11) para o Rio Grande do Sul com o objetivo de auxiliar no atendimento às cidades gaúchas atingidas por um ciclone extratropical na semana passada. O objetivo é ajudar os municípios quanto à documentação necessária para validar o Estado de Calamidade Pública, necessária para acessar os recursos estaduais e federais.
Compõem a equipe o capitão Anderson Gomes das Neves, o sargento Rogério Marcos de Souza Hammes e o sargento Fábio Delek. O fenômeno climático extremo afetou 85 municípios com inundações, deslizamentos e alagamentos. Até o momento foram contabilizados 20.490 desalojados, 4.794 desabrigados, além de 46 mortes, 46 pessoas desaparecidas e 924 feridas. Ao todo, mais de 340 mil pessoas foram afetadas.
O auxílio pela Defesa Civil paranaense se soma a outras ações determinadas pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior para ajudar o estado gaúcho. Na manhã deste domingo (19), o Corpo de Bombeiros do Paraná enviou 52 bombeiros para auxiliar nas operações de busca das pessoas desaparecidas. Desde meados da semana passada, outros 11 bombeiros e policiais militares e três cães farejadores também foram destacados para ajudar nas buscas.