A fim de fortalecer ainda mais as atividades promovidas pela Seção Braille, este ano a Biblioteca Pública do Paraná desenvolve um projeto que levará leitura para idosos em casas de repouso e por telefone, com o objetivo de ampliar e levar os seus serviços de acessibilidade para mais usuários, previsto para iniciar em março. Ele atenderá idosos com e sem deficiência visual.
“Este é um movimento no qual a Biblioteca vai até a pessoa, levando não só leitura, mas também uma boa conversa sobre o universo dos livros. Na BPP, temos em mente que não há evolução sem doação”, diz Maria Lucia Catafesta, agente do Setor Braille da Biblioteca.
O setor especializado em Braille e inclusão existe há 54 anos, com mais de 30 mil títulos, entre livros, audiolivros, e-books, revistas, boletins e folhetos em versão adaptada, sendo um dos espaços mais antigos e amplos do País.
É um espaço aberto à prestação de serviços culturais e educacionais que visa o desenvolvimento e a formação das pessoas com deficiência visual por meio do atendimento e orientação aos usuários e no acesso à informação e à leitura por meios especializados, como o livro falado, o livro digitalizado e o livro em Sistema Braille.
Entre os serviços oferecidos, também estão o empréstimo de bengalas para auxiliar idosos ou deficientes motores nos deslocamentos, as sessões de cinema por agendamento, os óculos Orcan, que “traduzem” automaticamente à pessoa cega a comunicação que não está em Braille, entre outros.