noticias Seja bem vindo ao nosso site Folha de São José dos Pinhais!

Brasil

Infraestrutura e industrialização estão fortalecendo o agro paranaense, destaca governador

Publicada em 06/02/24 às 16:13h - 43 visualizações

Agencia estadual de Noticiais


Compartilhe
Compartilhar a noticia Infraestrutura e industrialização estão fortalecendo o agro paranaense, destaca governador  Compartilhar a noticia Infraestrutura e industrialização estão fortalecendo o agro paranaense, destaca governador  Compartilhar a noticia Infraestrutura e industrialização estão fortalecendo o agro paranaense, destaca governador

Link da Notícia:

Infraestrutura e industrialização estão fortalecendo o agro paranaense, destaca governador
 (Foto: Jonathan Campos/AEN)

Os avanços da infraestrutura, aliados à educação de qualidade e à industrialização dos produtos primários garantem que a agricultura paranaense seja cada vez mais forte, afirmou o governador Carlos Massa Ratinho Junior durante uma rodada de entrevistas às emissoras de rádio e TV durante o 36º Show Rural Coopavel, que acontece em Cascavel, no Oeste do Paraná, nesta terça-feira (6).

O aumento anual das safras da agricultura e dos abates da cadeia de proteína animal estão impulsionando um processo de agroindustrialização muito forte no Estado. "O Paraná é o maior produtor de tilápia, de frango e de mandioca, produtos que hoje são comercializados não só na forma de commodity, mas também industrializados, embalados e em diferentes formas da sua produção original, evitando a dependência do produto in natura", disse Ratinho Junior.

“O Paraná deixou de negociar apenas commodities. Estamos conseguindo industrializar grande parte daquilo que produzimos. Mesmo sendo o segundo maior produtor de grãos do País, temos que importar grãos para abastecer nossos frigoríficos, as cadeias produtivas do frango, do peixe, dos suínos, o que mostra também um ponto positivo, porque muitas vezes há prejuízo na safra, mas a matéria-prima industrializada acaba tendo um valor agregado maior, gerando emprego e renda em toda a cadeia”, explicou.

Ele destacou também a atração de investimentos de grande porte, como os da Frimesa, Lar, C.Vale e Coopavel, na região Oeste, e o faturamento recorde das cooperativas, ultrapassando R$ 200 bilhões em 2023. Do lado do pequeno negócio, o Governo do Estado apoia as agroindústrias, principalmente as da agricultura familiar, dentro de linhas de financiamento e investimento direto, como no Coopera Paraná e no Compra Direta Paraná.

“Temos uma série de programas voltados para a agroindustrialização e sentimos esse movimento cada vez maior em feiras como o Show Rural. Criamos o Banco do Agricultor Paranaense, que ajuda agricultores com juros subsidiados, inclusive com linhas específicas para mulheres donas ou sócias de propriedades. São recursos do Tesouro do Estado para ajudar o desenvolvimento da energia renovável, solar e biogás, além de irrigação, o que mostra que o agro do Paraná está antenado com o ambiente verde e inovador”, afirmou.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 41 9.9922-9598

Visitas: 1038770
Usuários Online: 942
Copyright (c) 2024 - Folha de São José dos Pinhais
Converse conosco pelo Whatsapp!