noticias Seja bem vindo ao nosso site Folha de São José dos Pinhais!

Brasil

Casa Militar mobiliza helicóptero e avião em transporte de órgãos para agilizar transplantes

Publicada em 28/02/24 às 00:15h - 43 visualizações

Divulgação/AEN


Compartilhe
Compartilhar a noticia Casa Militar mobiliza helicóptero e avião em transporte de órgãos para agilizar transplantes  Compartilhar a noticia Casa Militar mobiliza helicóptero e avião em transporte de órgãos para agilizar transplantes  Compartilhar a noticia Casa Militar mobiliza helicóptero e avião em transporte de órgãos para agilizar transplantes

Link da Notícia:

Casa Militar mobiliza helicóptero e avião em transporte de órgãos para agilizar transplantes
 (Foto: Divulgação/AEN)

As aeronaves da Casa Militar do Governo do Paraná garantiram, mais uma vez, a agilidade necessária para o transporte de órgãos para transplante. Em um trabalho integrado com a Central Estadual de Transplantes da Secretaria da Saúde, a equipe da Divisão de Transporte Aéreo saiu da base, em Curitiba, pela manhã, e foi até Umuarama, no Noroeste do Estado, para fazer a captação de um fígado, rins, valvas cardíacas e córneas que podem salvar novas vidas.

Após a captação, o avião Cessna Caravan decolou às 13h10 de Umuarama e chegou às 14h50 em Curitiba. Imediatamente, um helicóptero da frota estadual partiu até um hospital na Região Metropolitana de Curitiba, local da cirurgia de transplante de fígado em um paciente. A operação desde o Aeroporto do Bacacheri até o hospital levou cerca de 15 minutos.

“Os órgãos, principalmente os mais importantes, têm um tempo de isquemia bastante baixo, que é o período em que ele pode ficar sem o bombeamento de sangue. Para o fígado, desde que é interrompido o fluxo sanguíneo do paciente doador, o tempo de isquemia é de apenas 8 horas, então ele precisa estar reimplantado dentro desse prazo”, explica o capitão Ricardo Hoffmann, da Divisão de Transporte Aéreo da Casa Militar.

"Se não tivéssemos os aviões transportando os órgãos e encurtando a distância do Interior do Paraná com a Capital, ou no processo inverso, muito provavelmente esses órgãos não teriam viabilidade para serem transplantados nos paranaenses”, ressaltou o capitão Hoffmann.

Além do fígado, os rins foram levados de carro até a Central de Transplantes, aguardando um segundo exame de compatibilidade, que deve sair por volta das 23 horas desta terça. Valvas cardíacas e córneas foram encaminhadas para o banco de tecidos, onde será feito o processamento e posterior distribuição aos receptores.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 41 9.9922-9598

Visitas: 1038844
Usuários Online: 998
Copyright (c) 2024 - Folha de São José dos Pinhais
Converse conosco pelo Whatsapp!