O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), entregou kits odontológicos para ampliar a cobertura de atendimento de saúde bucal em 91 municípios. O investimento é de R$ 5,3 milhões. A iniciativa vai qualificar e intensificar as ações na Linha de Cuidado em Saúde Bucal do Paraná.
Dentre os municípios contemplados descritos na
, 50 foram selecionados conforme o critério de classificação no Indicador Sintético Final (ISF) e Indicador Odontológico do Previne Brasil. Outros 41 municípios foram contemplados após credenciarem e homologarem novas equipes de saúde bucal de 40 horas semanais no último ano. Há ainda mais 120 municípios, com cobertura de até 60% na saúde bucal, aptos a receber os conjuntos caso ampliem o número de equipes.“O critério de necessidade de implantação de, pelo menos, mais uma equipe de saúde bucal de 40 horas semanais fará com que o Paraná aumente a cobertura, saindo dos atuais 45% para 50%”, explica a diretora de Atenção e Vigilância em Saúde da Sesa, Maria Goretti David Lopes. “Atualmente, embora todos os municípios possuam equipes credenciadas, este número precisa aumentar para que toda a população tenha acesso”.
Nos últimos cinco anos foram investidos mais de R$ 80 milhões em saúde bucal, oportunizando a realização de 6 milhões atendimentos por 1.459 equipes.