noticias Seja bem vindo ao nosso site Folha de São José dos Pinhais!

Brasil

Estados do Sul debatem papel da ciência para economia e avanços sociais no Brasil

Publicada em 25/04/24 às 20:25h - 79 visualizações

Divulgação/AEN


Compartilhe
Compartilhar a noticia Estados do Sul debatem papel da ciência para economia e avanços sociais no Brasil  Compartilhar a noticia Estados do Sul debatem papel da ciência para economia e avanços sociais no Brasil  Compartilhar a noticia Estados do Sul debatem papel da ciência para economia e avanços sociais no Brasil

Link da Notícia:

Estados do Sul debatem papel da ciência para economia e avanços sociais no Brasil
 (Foto: Divulgação/AEN)

Mais de 450 pessoas, entre estudantes, professores e pesquisadores do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina participam da 5ª Conferência Regional Sul de Ciência, Tecnologia e Inovação, que nesta edição acontece no Paraná. O evento é realizado na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), em Curitiba, e foi aberto nesta quinta-feira (25), com a presença do secretário de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Inácio Arruda, e representantes dos governos estaduais da região Sul do Brasil.

A programação se estende até esta sexta-feira (26) com painéis temáticos, grupos de trabalho e sessões plenárias envolvendo toda a comunidade científica. Participam instituições de ensino superior públicas e privadas, representantes do setor produtivo e ambientes promotores de inovação para discutir propostas de curto, médio e longo prazo para a ciência brasileira.

Com o tema Justiça, Sustentabilidade e Desenvolvimento, os participantes debatem, nestes dois dias, sugestões elencadas nas conferências estaduais, realizadas entre março e abril deste ano. O documento compilado será usado para elaborar a nova Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (ENCTI), para o período de 2024 a 2030.

O secretário Inácio Arruda observou que, dos eventos regionais, esse é o maior, mostrando a grande mobilização do Sul. “Bateu todos os recordes”, disse Arruda. Ele avaliou o papel da ciência e tecnologia para a soberania do país e para responder dilemas sociais, como segurança, urbanização e preservação ambiental.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 41 9.9922-9598

Visitas: 1205553
Usuários Online: 1087
Copyright (c) 2024 - Folha de São José dos Pinhais
Converse conosco pelo Whatsapp!