A comunidade de indígenas da Floresta Estadual Metropolitana, em Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba, recebeu nesta semana a visita de 18 estudantes brasileiros e canadenses para uma experiência de intercâmbio cultural. A iniciativa faz parte da segunda edição do programa Collaborative Field Experience, da Uninter, feito em parceria com as instituições canadenses First Nations University (FNUniv) e University of Regina.
Durante a visita, os universitários conheceram os costumes e tradições das etnias que moram na Unidade de Conservação (UC), assim como os métodos de preservação da natureza praticados pelas comunidades. A gestão do complexo ambiental é compartilhada entre o Instituto Água e Terra (IAT), órgão vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (Sedest), e as comunidades indígenas locais.
“Esse intercâmbio de informações é muito importante, já que os visitantes vieram de um local com uma biodiversidade completamente diferente da nossa e puderam entender como funciona a gestão compartilhada da Floresta, que é vital para garantir a conservação da região. Com a experiência, eles poderão levar um pouco da cultura dos povos originários do Sul do Brasil para o Canadá”, destacou a bióloga do IAT e gerente da Floresta Estadual Metropolitana, Ana Letícia Lowen.