noticias Seja bem vindo ao nosso site Folha de São José dos Pinhais!

Brasil

No Codesul, BRDE formaliza apoio para criação da agência de fomento do Mato Grosso do Sul

Publicada em 01/08/24 às 22:39h - 38 visualizações

Divulgação/AEN


Compartilhe
Compartilhar a noticia No Codesul, BRDE formaliza apoio para criação da agência de fomento do Mato Grosso do Sul  Compartilhar a noticia No Codesul, BRDE formaliza apoio para criação da agência de fomento do Mato Grosso do Sul  Compartilhar a noticia No Codesul, BRDE formaliza apoio para criação da agência de fomento do Mato Grosso do Sul

Link da Notícia:

No Codesul, BRDE formaliza apoio para criação da agência de fomento do Mato Grosso do Sul
 (Foto: Divulgação/AEN)

O Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) vai apoiar a implantação de uma agência de fomento no Mato Grosso do Sul. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (1) durante o encontro de governadores do Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul), que reúne Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e o estado do Centro-Oeste Brasileiro.

A possibilidade de parceria entre o Mato Grosso do Sul com o banco, que tem sociedade dos três estados do Sul, iniciou em junho do ano passado, durante o encontro do conselho que aconteceu no Rio Grande do Sul. Na época, foi anunciada a criação de um grupo de trabalho para discutir como seria a participação do estado na instituição financeira. A partir daí foi definida a implantação da agência de fomento, que terá 51% de participação do Estado do Mato Grosso Sul e 49% do BRDE.

O governador Carlos Massa Ratinho Junior destacou que a parceria é estratégica, dada a importância do estado vizinho no cenário econômico regional e nacional. “Gostaríamos há bastante tempo que o Mato Grosso do Sul estivesse mais forte e mais presente junto ao BRDE, porque isso ajuda a promover a integração territorial, cultural e econômica entre os nossos estados”, disse.

“Agradeço aos colegas governadores e a toda diretoria do BRDE por essa solução inovadora, que será extremamente relevante para colaborar com o desenvolvimento do nosso estado”, afirmou o governador do Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel.

"Nossa agência será uma nova opção para o empresariado sul-mato-grossense desenvolver seus negócios, um fomento através das linhas de estratégia que nós temos, acompanhando industrialização, as cadeias produtivas competitivas e os novos negócios que têm surgido aqui. A agência de fomento vai proporcionar essa alternativa de financiamento projetos", acrescentou Riedel.

Jaime Verruck, secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação do Mato Grosso do Sul, explicou que a constituição da agência é a primeira experiência no Brasil nesses moldes. “Essa parceria vai permitir ao Mato Grosso do Sul ter o seu próprio banco de financiamento, para atender os pequenos empresários, utilizar recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste e alavancar um volume significativo de recursos para o desenvolvimento econômico do Estado”, afirmou.

A estruturação da agência se dará por meio de uma consultoria da Fundação Getúlio Vargas (FGV), sendo que o processo deve levar cerca de seis meses, já que é necessária a aprovação do Banco Central. “A partir de agora, começamos a desenvolver os estudos, para que o Estado passe a contar com uma ferramenta importante de apoio creditário a empresários e micro e pequenos empreendedores”, ressaltou.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 41 9.9922-9598

Visitas: 1135713
Usuários Online: 852
Copyright (c) 2024 - Folha de São José dos Pinhais
Converse conosco pelo Whatsapp!