A Universidade Estadual de Maringá (UEM) e a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Científico da UEM (Fadec-UEM) firmaram nesta terça-feira (8) uma parceria para a criação do Fundo Patrimonial da UEM (FunUEM), em cerimônia realizada no Bloco B33, do câmpus-sede, durante o Paraná Faz Ciência, evento estadual que ocorre nas dependências da UEM até sexta-feira (11).
A partir de agora, o FunUEM poderá arrecadar recursos e doações de pessoas físicas ou jurídicas para serem aplicados em atividades da Universidade, assim como ocorre com outras universidades brasileiras, a exemplo da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Universidade de São Paulo (USP) e, também, as estrangeiras Harvard e Stanford, dos EUA.
Segundo o reitor da UEM, Leandro Vanalli, a iniciativa pioneira visa fortalecer o relacionamento da Universidade com a sociedade, possibilitando a execução de ações e projetos de interesse comum.
“Esperamos que o fundo, que terá uma gestão autônoma, seja perene ao longo da história da UEM, fundamentado nas novas possibilidades abertas devido a um arcabouço legal que regulamenta esta criação, ele vem para auxiliar a Universidade. O fundo não exime a responsabilidade do Estado, pois somos uma universidade pública estadual, mas poderá, por exemplo, fortalecer projetos de permanência estudantil, auxiliar nas viagens acadêmicas, organizar eventos e subsidiar refeições no Restaurante Universitário”, explica Vanalli.
Ele também ressaltou que as regras do fundo não serão criadas pela Universidade. “O fundo terá seu próprio Conselho de Administração com membros da UEM e comunidade externa e vai prestar contas aos órgãos de controle sob a supervisão da Fadec-UEM. A ideia é que o fundo venha para ajudar a UEM. Se ele tiver muitos recursos, como outros fundos criados no Brasil e no mundo, vamos poder fazer muitos projetos”, afirma o reitor.