Os moradores de São José dos Pinhais podem comemorar e espalhar a notícia: o município figura entre as 20 melhores cidades do Brasil para se viver, segundo o Índice de Desafios da Gestão Municipal (IDGM), elaborado pela consultoria Macroplan Analytics. A cidade obteve a 19ª posição no ranking geral entre os 100 maiores municípios do país, considerando o crescimento nas áreas de saúde, educação, segurança e saneamento, pilares essenciais para a qualidade de vida.
No campo da saúde, São José dos Pinhais ocupa a terceira colocação nacional, demonstrando um avanço significativo em relação aos últimos anos. Subindo 26 posições na categoria de saúde e 42 posições no ranking geral, o município foi o que mais evoluiu entre as cidades analisadas de 2010 a 2023. Em uma década, a cidade melhorou consistentemente em todas as áreas avaliadas, consolidando seu crescimento sem retroceder em nenhuma posição.
Com uma nota geral de 0,685, o município obteve os melhores resultados em saneamento e sustentabilidade (0,897), seguido pela segurança (0,739), saúde (0,654) e educação (0,578). São avanços que refletem o empenho da gestão e o compromisso com a qualidade de vida da população.
Para a prefeita Nina Singer, este reconhecimento é fruto do esforço conjunto e da dedicação da equipe de gestão e dos moradores. “São José dos Pinhais é uma cidade que se transformou com o trabalho de todos. Investimos para melhorar a vida dos nossos cidadãos em cada setor e agora vemos os resultados. É motivo de muito orgulho para todos nós estarmos entre as melhores cidades do Brasil para se viver”, afirmou.