noticias Seja bem vindo ao nosso site Folha de São José dos Pinhais!

Local

UEPG implementa Agência de Desenvolvimento Regional, projeto articulado pelo Estado

Publicada em 24/03/23 às 15:02h - 168 visualizações

Divulgação


Compartilhe
Compartilhar a noticia UEPG implementa Agência de Desenvolvimento Regional, projeto articulado pelo Estado  Compartilhar a noticia UEPG implementa Agência de Desenvolvimento Regional, projeto articulado pelo Estado  Compartilhar a noticia UEPG implementa Agência de Desenvolvimento Regional, projeto articulado pelo Estado

Link da Notícia:

UEPG implementa Agência de Desenvolvimento Regional, projeto articulado pelo Estado
 (Foto: Divulgação)

A Agência de Inovação para o Desenvolvimento Regional Sustentável (Ageuni) e seu respectivo comitê foram instalados na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) nesta semana. A iniciativa, coordenada pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e apoiada pela Fundação Araucária, tem como objetivo apoiar ideias de negócios e agregar tecnologia aos processos de produção de bens e serviços para aumentar a competitividade empresarial.

“A Ageuni é a porta de entrada institucional das demandas por soluções tecnológicas”, disse o secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Nelson Bona.

Ele destacou a importância da criação das agências de inovação e desenvolvimento no Interior do Paraná, utilizando os ativos para o desenvolvimento regional das universidades estaduais. “O conhecimento que produzimos gera desenvolvimento econômico e social”, resumiu.

Com o sistema de governanças, que descentraliza as Ageunis, as ações de todo o Estado ficam articuladas ao sistema estadual de Ciência e Tecnologia. “O coração da Ageuni é a sua estrutura de governança, e o objetivo desse coração é fazer esse organismo ser vivo, ativo e forte, levantando as demandas da sociedade e conectando com os ativos tecnológicos para trazer soluções”, completa.

Segundo o vice-reitor da UEPG, professor Ivo Mottin Demiate, a agência estabelece um canal de comunicação para a captação de demandas da sociedade e dos municípios dos Campos Gerais. “Essa é uma importante política pública que está sendo oficializada, de descentralização da inovação e da busca por soluções tecnológicas no Paraná”, aponta. “O sistema estadual de Ensino Superior é um patrimônio dos paranaenses, e a solução dos problemas da região pode ser feita com a ajuda da UEPG”.

O secretário municipal de Indústria e Comércio de Ponta Grossa, Paulo Barbosa Pinto, ressaltou a experiência de gestão inovadora da cidade de Ponta Grossa, com um ecossistema de inovação baseado na retirada de barreiras burocráticas, agilidade dos procedimentos e pela visão de sustentabilidade. “Ousadia não é ignorar o risco, mas avançar apesar dele”, destacou.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 41 9.9922-9598

Visitas: 1213254
Usuários Online: 888
Copyright (c) 2025 - Folha de São José dos Pinhais
Converse conosco pelo Whatsapp!