noticias Seja bem vindo ao nosso site Folha de São José dos Pinhais!

Local

Publicação do IDR-Paraná traça perfil das propriedades rurais do Estado

Publicada em 10/08/23 às 15:07h - 96 visualizações

Divulgação/AEN


Compartilhe
Compartilhar a noticia Publicação do IDR-Paraná traça perfil das propriedades rurais do Estado  Compartilhar a noticia Publicação do IDR-Paraná traça perfil das propriedades rurais do Estado  Compartilhar a noticia Publicação do IDR-Paraná traça perfil das propriedades rurais do Estado

Link da Notícia:

Publicação do IDR-Paraná traça perfil das propriedades rurais do Estado
 (Foto: Divulgação/AEN)

A produção familiar predomina no cenário rural paranaense, com a existência de um elevado número destas propriedades, ampla dispersão no território estadual e, ainda, grande quantidade de mão de obra empregada. Também registra maior área e Valor Bruto de Produção (VBP). As informações constam em estudo da área de socioeconomia do IDR-Paraná (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná — Iapar-Emater), divulgado nesta quinta-feira (10).

Os dados estão publicados no boletim técnico “Sistemas de produção na agropecuária do Paraná: especialização e diversidade”, produzido pelo instituto.

O levantamento também detectou que as propriedades familiares vêm abandonando a diversificação e se especializando, com produção mecanizada de grãos, bovinocultura de leite, suínos e aves, entre outras. “Essa é uma característica da agricultura industrial e resulta da modernização da base técnica em curso no Brasil há quase meio século”, explica o pesquisador Dimas Soares Júnior.

Utilizando dados do Censo Agropecuário de 2017, os pesquisadores agruparam as propriedades em categorias de acordo com 10 grupos de atividades mais frequentes e, ainda, considerando seu grau de especialização. As atividades envolvem grãos, bovinos e tabaco.

“Por exemplo, há propriedades familiares amplamente diversificadas em 369 dos 399 municípios do Paraná, já aquelas especializadas em produção de leite estão presentes em 276 municípios”, detalha Soares. No estudo, a segmentação também é apresentada por mesorregiões dentro do Estado.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 41 9.9922-9598

Visitas: 1205509
Usuários Online: 1048
Copyright (c) 2024 - Folha de São José dos Pinhais
Converse conosco pelo Whatsapp!