Com o intuito de modernizar o processo de coleta de dados durante as visitas domiciliares realizadas pelos Agentes Comunitários de Saúde (ACS), tornando o trabalho mais ágil e eficiente, a Secretaria de Saúde (SEMS) de São José dos Pinhais entregou recentemente 49 tablets para profissionais de diversas regiões do município.
Dos 49 novos equipamentos entregues, 8 foram destinados aos profissionais que atuam na Unidade Básica de Saúde (UBS) São Marcos, 4 para a UBS Afonso Pena, 1 para a UBS Central, 5 para a UBS Moradias Trevisan, 5 para a UBS Veneza, 16 para a UBS Borda do Campo, 5 para a UBS Cristal e 5 para a UBS Parque da Fonte.
Antes da implementação dos tablets, os ACSs registravam manualmente as informações coletadas durante as visitas em folhas de papel para, posteriormente, inseri-las no sistema on-line. Para a secretária de Saúde, Débora Chemin, esse processo, além de ser demorado, também aumentava o risco de erros na transcrição das informações.
“Com a entrega dos tablets, os Agentes Comunitários de Saúde agora podem cadastrar as famílias diretamente no sistema on-line no momento das visitas, eliminando a necessidade de registro manual e reduzindo consideravelmente o tempo gasto nessa etapa. Com essa modernização, além de ser possível agilizar o processo de coleta de dados, também minimiza a possibilidade de erros, garantindo informações mais precisas”, afirma.
Os novos equipamentos também contribuem para um atendimento de qualidade à população e melhores condições de trabalho às equipes de Saúde da Família. Segundo a SEMS, a entrega dos tablets representa um avanço significativo nos serviços de saúde de São José dos Pinhais.