Fomentar a cultura em São José dos Pinhais. Esse foi o principal propósito do “São José + Cultura”, um evento realizado na noite da última segunda-feira (26), na Usina da Música. Na ocasião, a Prefeitura de São José dos Pinhais, por meio da Secretaria de Cultura (Semuc), anunciou um pacote de iniciativas e ações para o município.
Além disso, foram realizadas entregas importantes. O evento representa um marco importante para São José dos Pinhais e reuniu artistas, produtores culturais e a comunidade em geral. Confira como foi a noite:
O primeiro lançamento da noite foi o Aplicativo Cultura para smartphones, uma plataforma que promete facilitar o acesso à programação cultural, ações da Semuc e atividades promovidas por agentes culturais locais.
Além disso, o aplicativo servirá como uma base de dados que irá cadastrar e reunir informações sobre o portfólio, experiências e área de atuação dos artistas e pesquisadores da cultura do município. Isso permitirá a facilitação de contatos, parcerias e o desenvolvimento de projetos em conjunto.
O aplicativo já está disponível para download nas lojas de aplicativos dos diferentes sistemas operacionais dos smartphones. Para baixá-lo, busque por “mais cultura SJP”.
O segundo lançamento da noite foi o projeto Estantes Literárias, vinculado à Divisão de Literatura da Semuc. Treze locais do município, tanto na área urbana quanto rural, receberão estantes que servirão de suporte para empréstimos e doações de livros.
Entre esses locais estão o Paço Municipal, o Parque São José e todas as Subprefeituras de São José dos Pinhais, tornando a leitura mais acessível à comunidade.
Durante a cerimônia, foram realizadas importantes assinaturas que visam fortalecer a cultura local. A primeira assinatura foi do Projeto de Lei Bolsa Música, que destinará recursos para apoiar atividades dos estudantes da renomada Banda Marcial de São José dos Pinhais, um ícone cultural com mais de trinta anos de história.
A segunda assinatura formalizou a Lei n° 4.265/2023, que cria a Companhia de Ballet Clássico de São José dos Pinhais. Esse projeto busca oferecer condições de formação na cultura da dança e possibilitar a participação do município em competições, bem como a profissionalização dos estudantes na área.
A terceira assinatura, referente à Lei n° 4.267/2023, garante o benefício do pagamento de meia entrada em eventos culturais para estudantes matriculados e frequentadores dos cursos da Escola da Cultura e da Usina da Música, promovendo o acesso à cultura a preços acessíveis.
Outro destaque da noite foi a assinatura dos primeiros editais de fomento à cultura, operacionalizados pelo recém-criado Fundo Municipal de Cultura de São José dos Pinhais.
Os editais somam um montante de R$ 650 mil reais, e abrangem diversas áreas culturais, como cultura afro-brasileira, literatura, artes visuais, dança, teatro, música, manifestações com bonecos, culturas populares e circo.
Essa iniciativa representa um novo meio de apoio à produção, formação e difusão cultural, atendendo a uma demanda histórica da classe artística e cultural do município de mais de dez anos.
Na terceira parte da cerimônia, a comunidade foi agraciada com itens que visam qualificar o ensino, a atuação e a disseminação da cultura local. Entre as entregas simbólicas, destacam-se novos instrumentos para a Banda Marcial de São José dos Pinhais, carteirinhas de estudante para crianças matriculadas na Escola da Cultura e na Usina da Música (que garantem meia entrada em cinemas, teatros, museus e outros espaços culturais), figurinos produzidos pela Oficina de Bonecos para as apresentações da Escola da Cultura nas programações natalinas deste ano e trajes para o grupo folclórico italiano Cuore D’Itália, que preserva e compartilha as tradições culturais do município.
Para finalizar o evento, foram entregues certificados do Curso de Formação de Contadores de História, fruto de uma parceria entre o Instituto História Viva e a Semuc. As aulas, que contaram com a participação de 50 pessoas inscritas e foram ministradas ao longo do mês de setembro, visaram capacitar novos contadores de histórias, enriquecendo ainda mais a cena cultural de São José dos Pinhais. Os estudantes do curso também receberam jalecos para reconhecimento de seu esforço e dedicação.
No evento, estiveram presentes a prefeita de São José dos Pinhais, Nina Singer; o vice-prefeito Professor Assis; o secretário municipal de Cultura, Marcelo Dal Negro; a secretária do Estado da Cultura, Luciana Casagrande; o deputado estadual Thiago Bührer e os vereadores professor Wellington, Renan Machado e Silvio Mecânico.