A Polícia Militar do Paraná (PMPR) formou nove militares no 18º Curso de Operações Especiais (COEsp) - Turma 2023. O curso, promovido pelo Batalhão de Operações Especiais (BOPE), prepara policiais para emprego de tropas em cenários hostis.
O curso teve início com um grupo de 43 alunos e contou também com a participação de três policiais vindos de outras instituições, incluindo um capitão da Brigada Militar do Rio Grande do Sul (BMRS) e dois oficiais do Grupo Especial de Segurança da Polícia de Mendoza, na Argentina.
Durante a formação, os alunos passaram por mais de 900 horas/aulas, distribuídas em 32 disciplinas, abrangendo temas que vão desde o gerenciamento de crises até ações táticas em ambientes verticais, aquáticos e até mesmo o montanhismo, mergulho e paraquedismo. Para a conclusão do curso, foi exigido um aproveitamento mínimo de 70% em todas as disciplinas.
O secretário da Segurança Pública do Paraná, Hudson Leôncio Teixeira, ressaltou a importância da formação, destacando as habilidades técnicas ensinadas. “Espero que esses alunos sejam multiplicadores dos conhecimentos adquiridos ao longo dos últimos meses e que tenhamos uma tropa cada vez mais preparada para os desafios diários”, disse.
"Nesse período, eles foram submetidos a uma rotina de privações, mas de intensa qualificação profissional, aprendendo técnicas de policiamento operacional de alto rendimento", ressaltou o comandante-geral da PMPR, coronel Jefferson Silva.