Uma reunião técnica para discutir demandas e dar continuidade aos projetos de construção de moradias de interesse social em São José dos Pinhais foi realizada na última quarta-feira (22), e contou com a presença da prefeita Nina Singer, da coordenadora executiva da União Nacional por Moradia Popular, Maria das Graças Silva de Souza e da diretora do Departamento Técnico e Projetos Habitacionais da Secretaria Municipal de Habitação, Silvana Mattos. O encontro teve como foco o programa “Minha Casa, Minha Vida – Entidade (MCMV-Entidades)”.
O movimento moradia, em parceria com a administração pública municipal, busca ampliar a oferta de habitações para atender a fila de espera por moradias em São José dos Pinhais. A expectativa é que até o dia 4 de dezembro, propostas sejam selecionadas pelo Ministério das Cidades, beneficiando a população local.
Nina destacou a importância da parceria entre o poder público e a sociedade civil organizada para enfrentar o déficit habitacional e enfatizou o empenho da administração em encontrar soluções efetivas para garantir moradia digna aos são-joseenses.
“A parceria com a União Nacional por Moradia Popular é fundamental para avançarmos nos projetos habitacionais e atendermos às demandas da população”, afirmou a prefeita.
Alternativa para uma habitação digna
O Programa “Minha Casa, Minha Vida – Entidades (MCMV-Entidades)” é uma vertente do Programa Minha Casa, Minha Vida, estabelecido pela Lei nº 14.620, de 13 de julho de 2023. Seu objetivo é fornecer financiamento subsidiado a famílias organizadas por entidades privadas sem fins lucrativos para a produção de unidades habitacionais urbanas, utilizando recursos do Fundo de Desenvolvimento Social (FDS).
O MCMV-Entidades apoia a produção social de moradias, promovendo a participação da população como protagonista na resolução de seus problemas habitacionais. Além disso, estimula a organização popular e a produção habitacional por autogestão, buscando soluções sustentáveis e participativas para o déficit habitacional enfrentado por muitas comunidades.