Com o objetivo proporcionar uma formação mais completa e abrangente aos estudantes de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, a Escola Municipal Professora Ernestina Macedo de Souza Côrtes, localizada no bairro Aristocrata, em São José dos Pinhais, iniciou nesta quarta-feira (07) as aulas na modalidade de Educação Integral. A iniciativa, pioneira na rede pública municipal, funcionará como piloto nessa modalidade.
Segundo a Secretaria de Educação (Semed), a escola irá oferecer uma grade curricular expandida que inclui: aulas de tecnologia da informação, comunicação e uso de mídias, educação em direitos humanos, educação ambiental, além de atividades especiais voltadas para o aprofundamento da aprendizagem.
Para adequar-se ao novo modelo de ensino, a Escola Ernestina Macedo de Souza Côrtes passou por significativas mudanças em sua estrutura física. Entre as melhorias, destacam-se a construção de novas salas de aula, uma sala de leitura, depósito, uma nova sala dos professores e a instalação de um elevador de acessibilidade, visando garantir a inclusão de todos os alunos.
Além disso, a quadra da escola foi revitalizada, recebendo um novo piso e detalhes estruturais que estão sendo finalizados para proporcionar um ambiente completo e adequado para o desenvolvimento das atividades educacionais.
A iniciativa representa um avanço significativo na oferta de educação pública de qualidade, priorizando a qualidade no ensino das disciplinas convencionais e também o desenvolvimento integral dos estudantes, preparando-os para os desafios do mundo contemporâneo.