O prefeito de Curitiba, Rafael Greca, é o mais novo cidadão são-joseense. A entrega do título de Cidadão Honorário ocorreu durante Sessão Solene, na manhã de segunda-feira (16). A proposição foi do vereador Abílio Alves (PSD), aprovada anteriormente por unanimidade da Casa.
O vice-presidente da Câmara Municipal, vereador Samuel Pinheiro (Podemos), destacou que a honraria reflete o reconhecimento de São José dos Pinhais à sua trajetória de vida e à sua contribuição direta e indireta para o fortalecimento da integração regional. “Sua visão de planejamento urbano e valorização da cultura têm sido fonte de inspiração para todos nós”, garantiu Samuel. O vice-presidente lembrou que a parceria entre os municípios é essencial para a melhoria de toda a região metropolitana.
Abílio Alves, por sua vez, descreveu o homenageado como “um homem cuja trajetória tem impactos não apenas na capital paranaense, mas em toda a região metropolitana”. O vereador numerou algumas das realizações de Rafael Greca, entre elas, as que impactaram também em São José dos Pinhais. “Hoje, fazemos mais do que reconhecer as suas conquistas, celebramos a parceria entre as nossas cidades”, pontuou o proponente.
A prefeita Nina Singer também relembrou as parcerias entre os dois municípios. “É tão bom quando podemos dar as honras a quem as merecem em vida”, afirmou a prefeita. “O senhor é um exemplo de prefeito que faz a diferença, assim como faz em Curitiba e na região metropolitana”, complementou Nina. Segundo a prefeita, foram inúmeras as parcerias em busca de melhorias, por exemplo, no transporte metropolitano.
O homenageado emocionou-se ao receber o título. “O meu coração está em festa”, declarou. O prefeito de Curitiba lembrou de episódios históricos que unem Curitiba e São José dos Pinhais, segundo ele, divididas e, ao mesmo tempo, unidas pelo Rio Iguaçu. “A História que nos une remonta ao século XVI e XVII, ao começo da colonização do Brasil”, explicou o prefeito. Greca conclamou as autoridades locais a ajudarem a salvar o vale do rio Verde. “Essa Câmara é aberta para o céu e o horizonte é até onde se enxerga. Os governantes têm a obrigação de enxergar, e tem de enxergar longe e de enxergar pelas próximas gerações”, discursou o prefeito.
O evento contou com a participação da Banda Marcial de São José dos Pinhais que tocou o Hino Nacional Brasileiro e o Hino do Município e do grupo folclórico polonês Wawel, da Colônia Murici que realizou uma apresentação de dança típica.
O prefeito de Curitiba, Rafael Valdomiro Greca de Macedo, tem 67 anos e é filho de Terezinha Greca de Macedo e Eurico Dacheux de Macedo. Viúvo de Margarita Sansone, falecida este ano, Greca é formado em Economia e Engenharia Civil com especialização em Urbanismo; além de escritor e editor.
O prefeito iniciou na política em 1982 e exerceu mandatos como vereador de Curitiba, deputado estadual, deputado federal (o mais votado pelo Paraná para o período 1999 a 2003).
Rafael Greca também foi secretário de Planejamento e Coordenação Geral do Estado do Paraná, secretário-chefe da Casa Civil; ministro de Esporte e Turismo, chegando a presidir a comissão de Ministros de Estado do Brasil e Portugal que conduziu a celebração dos 500 anos do descobrimento do Brasil.