Um ato cívico foi realizado na manhã desta quarta-feira (8/1), no Paço Municipal, em celebração aos 172 anos de emancipação política de São José dos Pinhais. O evento reuniu autoridades políticas, militares e servidores públicos. Também houve apresentações da Banda Marcial, que executaram o Hino Nacional e do município.
A prefeita de São José dos Pinhais, Nina Singer, destacou a importância histórica da data, ressaltando a autonomia do município em fazer leis e defender o interesse social dos são-joseenses.
“Ao relembrar nossa história política, ressaltamos a grandiosidade do nosso município, que, hoje, é um dos maiores do Paraná. A trajetória de São José dos Pinhais merece ser valorizada sempre, nossa cidade está em constante desenvolvimento e, por isso, nosso trabalho frente à administração municipal tem sido contínuo para garantir direitos e respeito à nossa população”, enfatizou Nina.
Criada em 16 de julho de 1852, por meio da lei n.º 10 da província de São Paulo (SP), a Vila de São José dos Pinhais, como era chamada na época, teve em 8 de janeiro de 1853 a instalação da Câmara dos Vereadores, desmembrou-se da província de São Paulo, e em dezembro de 1897, a Vila foi elevada à categoria de Cidade.
O governador Carlos Massa Ratinho Junior enviou uma carta em homenagem a São José dos Pinhais, o qual ressaltou ser um autêntico exemplo dos valores e potencialidades que o Estado do Paraná representa.
“Aproveito a oportunidade para felicitar os munícipes, desejando que as bênçãos divinas continuem a iluminar seus caminhos, inspirando-os na construção de um futuro ainda mais próspero, marcado por realizações, desenvolvimento e harmonia”, escreveu Ratinho Jr.
São José dos Pinhais possui mais de 369 mil habitantes e tem um dos maiores índices de crescimento econômico do Estado do Paraná, impulsionado por sua localização estratégica e infraestrutura completa.
Com cenários naturais exuberantes, outro destaque de São José dos Pinhais é a área rural, que possui roteiros turísticos compostos por colônias e que contribuem ativamente para o fortalecimento econômico do município com a realização de eventos e festas tradicionais.